Terceiro setor



Define-se por Terceiro setor ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam sem fins lucrativos. O terceiro setor atua com exclusividade na execução de atividades de utilidade publica, com gerenciamento próprio sem interferências externas.

No Brasil, as entidades conhecidas como ONGs, caracterizadas como sem fins lucrativos, são constituídas sob a forma jurídica de associações e de fundações privadas. Porém, habitualmente, são identificadas como ONG, OSCIP, OS, Instituto, Instituição etc.

A organização de uma sociedade constituída comporta três âmbitos ou setores, a saber:

1º) O Primeiro Setor corresponde à emanação da vontade popular, pelo voto, que confere o poder ao governo;

2º) O Segundo Setor corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado, define a agenda econômica usando o lucro como instrumento;

3º) O Terceiro Setor corresponde às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc. a influencia do terceiro setor é muito importante, porque parte das mudanças e inovações sociais mais significativas foram conseguidas graças a criação e militância de suas organizações.